sexta-feira, 27 de julho de 2012

Estêncial - Como estampar

.

COMO ESTAMPAR USANDO ESTÊNCIL

Material necessário
  • Tintas para tecido
  • Godê ou prato pequeno
  • Esponja macia ou pincel batedor (para aplicar a tinta)
  • Tecidos de fibras naturais (algodão, linho, etc.)
  • Fita crepe ou durex (para fixar o estêncil sobre o tecido)
  • Jornais velhos ou papel pardo
  • Moldes de estêncil
Organize o material a ser usado para estampar e prepare o local da aplicação. Forre a superfície que servirá de apoio com jornais (ou papel pardo) para protegê-la.
Estique o tecido sobre a superfície protegida e prenda-o com fita crepe ou durex. Considere que o tecido deverá ser composto por fibras naturais, do contrário a tinta não se fixará adequadamente. Em seguida, fixe o estêncil (com durex ou fita crepe) sobre a parte do tecido que pretende estampar.
Escolha a tinta que será aplicada e coloque-a, sem diluir, num godê ou prato. Se for usar o pincel batedor, o godê é mais indicado, pois evitará que a tinta se espalhe muito. Se for usar a esponja — pode ser uma esponja de cozinha cortada em pequenos pedaços — terá a opção das diferentes texturas para criar efeitos diversos.
Molhe a esponja ou o pincel na tinta e comece a aplicá-la, pressionando suavemente e de dentro para fora, nos espaços vazados do estêncil. Não exagere na quantidade de tinta e tome cuidado para que ela não escorra por baixo do molde.
Aplique uma ou duas demãos de tinta conforme a necessidade ou a intenção do efeito que deseja obter. Fique atento para não ultrapassar as dimensões externas do estêncil e borrar acidentalmente o tecido ao redor dele.
Destaque o durex das bordas do estêncil e retire-o cuidadosamente de cima do tecido. Deixe a tinta secar.
Posicione o outro estêncil (com a figura do caule) no local apropriado e repita os procedimentos descritos anteriormente. Se a estampa tiver mais de uma cor, aplique as tintas mais claras antes das escuras. Espere que cada cor seque completamente antes de aplicar as demais.
Depois de aplicada a nova cor, remova o molde e deixe a tinta secar por aproximadamente 72 horas. Para melhor finalização, antes de o tecido ser lavado, passe-o com um ferro quente colocando um pano sobre a estampa ou pelo lado do avesso. Isso ajudará a fixar melhor a tinta. Não se esqueça de limpar bem os estênceis usados no processo, pois eles poderão ser reutilizados em outras ocasiões.
A técnica do estêncil permite que, além de estampas localizadas, sejam feitas também “estampas corridas” (ou falso-corrido). Para tanto, basta repetir a aplicação dos motivos a intervalos regulares ou mesmo aleatoriamente a fim de estampar superfícies maiores. Como nos exemplos a seguir.
Estampa feita apenas com o estêncil das folhas e caule do motivo floral. As folhas em azul mais escuro foram aplicadas com o mesmo molde sem que o caule fosse impresso — pode-se isolá-lo, cobrindo-o com fita crepe ou simplesmente não aplicando a tinta no espaço vazado.
Estampa feita apenas com o estêncil da flor. O molde foi posicionado de forma a simular uma padronagem.
 

Fonte: Wagner Campelo
http://padronagens.wordpress.com/2010/11/04/estamparia-artesanal-estencil-2%C2%AA-parte/#comments

Um comentário: